Geração de energia solar impulsiona empresas catarinenses

Geração de energia solar impulsiona empresas catarinenses Data: 2017-06-30 - às: 15:02:15

Brasil é um dos países com maior potencial para geração de energia solar.





O país conta com um alto índice de insolação, superior a 30 mil horas por ano. Apesar disso, cerca de 70% da energia elétrica que utilizamos é proveniente de usinas hidrelétricas.





Nesse cenário, quem ganha espaço são as energias renováveis, como a solar, que registra crescimento anual.





O presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Sauaia, afirma que ainda este ano, o país deve registrar a marca de 1 gigawatt em capacidade instalada em usinas fotovoltaicas – que transforma a luz do sol em energia – patamar registrado em pouco mais de 20 países.


A energia solar é uma alternativa viável economicamente e de baixo impacto ambiental, mas ainda tem mínima participação na matriz elétrica brasileira.





Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica Nacional (Aneel), a atuação desse tipo de energia no país é de apenas 0,02%, e a previsão para aumentar essa participação no Sistema Integrado Nacional (SIN) é somente para 2018.





Em Santa Catarina, empresas como a ENGIE Solar e a Tek Energy têm ajudado a impulsionar o setor e facilitar o acesso a esse tipo de energia.